Os folhetos estão entre as melhores ferramentas de comunicação de uma marca com o seu consumidor.
Os folhetos estão entre as melhores ferramentas de comunicação de uma marca com o seu consumidor. Porém, ao contrário do que muitos pensam, fazer um folheto não envolve apenas criar um material e enviá-lo para a gráfica online. Para que ele realmente seja efetivo, é necessário planejá-lo de uma maneira que a informação seja passada de forma simples e criativa aos leitores.
Pensando nisso, separamos 5 dicas para você criar um folheto de sucesso e evitar que ele vá direto para a lixeira, como tantos outros. Acompanhe!
- Aposte em um título de impacto
O título será sua primeira, e talvez única chance de chamar a atenção do leitor. Sabendo disso, aposte em frases curtas e com efeito, adotando um subtítulo, se necessário, para complementar a ideia inicial. Use também fontes maiores e de impacto, com cores chamativas que acompanham a paleta dos outros elementos presentes no folheto.
- Seja conciso no texto
O texto do seu folheto deve promover o que sua empresa faz, por isso, vá direto ao ponto e comunique seus serviços de forma clara, livres de erros gramaticais ou de digitação. Lembre-se também de deixar em evidência seus contatos, como telefone, e-mail e endereço, e a ação que você espera que o leitor tome após ler o folheto, como comparecer em algum local ou evento.
- Use imagens
Um folheto apenas com textos escritos pode se tornar desinteressante em poucos segundos. Por isso, inclua sempre uma ilustração, foto ou imagem que represente aquilo que está divulgando. E lembre-se: a qualidade da imagem é muito importante para garantir o foco no momento da impressão. Na internet, existem uma série de bancos de imagens em alta qualidade que podem te auxiliar, caso você não tenha uma foto própria do seu produto ou serviço.
- Ofereça descontos
Uma maneira muito eficaz de chamar a atenção do leitor é oferecer descontos ou comunicar promoções no folheto. As pessoas no geral adoram participar de promoções, ganhar brindes e cupons de desconto. Por isso, incentive seu consumidor a entrar em contato com você através desses gatilhos.
- Cuidado com a aparência
Para o seu folheto ter sucesso, é preciso estar atento a algumas boas práticas relacionadas ao layout do material, como fontes, cores e alinhamento. Um layout simples, sem muita “poluição visual” tem resultados melhores pois facilita a leitura e o entendimento da mensagem.
Recomenda-se que um folheto tenha, no máximo, duas fontes, e que ambas estejam em tamanhos legíveis na hora da impressão. Além disso, verifique se as cores escolhidas conversam entre si e com a mensagem que você está querendo passar. Por exemplo, materiais da área da saúde tendem a adotar cores mais leves, como azul ou verde.
Aplicando as dicas acima, associadas à escolha de uma gráfica online de qualidade para a impressão, a confecção do seus folhetos será muito mais simples e com mais chances de levar clientes até o seu negócio! E se você está em busca da gráfica online certa para cuidar dos seus materiais gráficos, conheça nossos serviços e entre em contato!